O Lago de Furnas foi criado devido à instalação da Hidrelétrica de Furnas. A barragem se situa no curso médio do Rio Grande, chamado de “corredeiras de Furnas”, entre as cidades de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais.
Na época da sua construção, em 1958, a Usina de Furnas foi a maior obra da América Latina. Para construí-la, foi criada uma empresa estatal, a Furnas Centrais Elétricas, que também ficou responsável por seu gerenciamento.
O Lago de Furnas tem 450 metros de profundidade e 5,4 mil quilômetros (equivalente à metade do nosso litoral), além de ter 4 vezes o volume de água da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro.
Para que suas águas se mantenham exuberantes, ele é alimentado por nascentes e rios de águas cristalinas dos 34 municípios. Uma curiosidade interessante é que partes das cidades de Capitólio e de Guapé estão submersas no Lago de Furnas. Quando as águas baixam mais de 10 metros, é possível avistar a torre da antiga igreja.
No total são 34 cidades banhadas pelo Lago de Furnas que oferecem uma natureza espetacular e uma estrutura turística que combina tradições mineiras, esportes náuticos, pesca e trilhas ecológicas.
Algumas das mais famosas são: Capitólio, com lindos cânions e muitos esportes náuticos, Carmo do Rio Claro, com uma tecelagem internacionalmente famosa por sua técnica e criatividade, São João Batista do Glória, com inúmeras cachoeiras e Guapé, emoldurada pela beleza da represa, serras e cânions.
Todas as cidades são: Aguanil, Alfenas, Alpinópolis, Alterosa, Areado, Boa Esperança, Cabo Verde, Camacho, Campo Belo, Campo do Meio, Campos Gerais, Cana Verde, Candeias, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida, Coqueiral, Cristais, Divisa Nova, Elói Mendes, Fama, Formiga, Guapé, Ilicínea, Juruaia, Lavras, Machado, Muzambinho, Nepomuceno, Paraguaçu, Perdões, Pimenta, Poço Fundo, Ribeirão Vermelho, São João Batista do Glória, São José da Barra, Serrania, Três Pontas e Varginha.
Para aproveitar o Lago de Furnas, a melhor opção é Capitólio, que oferece uma boa infraestrutura para os turistas e também é de onde partem os principais passeios da região.
O passeio de barco é a atividade mais tradicional e procurada pelos turistas no Lago de Furnas. O principal ponto de partida é a ponte do Rio Turvo, mas também há como sair do bairro Escarpas do Lago.
Há algumas opções para o turista, como:
Se você quiser algo mais exclusivo, poderá contratar um passeio de lancha privativo, com a mesma duração e trajeto ou com algo diferenciado.
O Cânion de Furnas cerca o Lago e tem uma beleza deslumbrante. Ele pode ser visitado de duas formas: por meio do passeio de lancha ou chalana, pelo Lago de Furnas e também observá-lo do alto, do Mirante de Furnas.
O mirante é, ao lado do Lago de Furnas, um dos pontos mais famosos da região e permite ver o topo dos paredões rochosos e, claro, o imenso lago, com fotos incríveis.
Ele fica à margem da rodovia MG-050 e tem fácil acesso. Os carros estacionam bem próximos da entrada e a caminhada até os principais pontos do mirante é curta. Hoje, para ter acesso ao mirante, é preciso pagar, com isso, agora, há melhorias na trilha.
A dica é incluir esse passeio na parte da manhã, pois é menos movimentado e você conseguirá uma linda foto com sol.
A Cachoeira Lagoa Azul é um dos pontos de interesse dos turistas que visitam o Lago de Furnas e sem dúvida uma das mais belas paradas do passeio de barco pela região. Apesar do nome, dependendo do sol, a queda ganha tons de verde e o poço é ótimo para mergulhos.
O acesso à parte baixa da cachoeira é a partir do Lago de Furnas. É só saltar da lancha e nadar até lá. Se quiser, poderá fazer um percurso de cinco minutos pelas rochas para subir a cachoeira até a queda mais alta.
Para visitar a parte superior da cachoeira, de onde se tem uma linda vista para a represa, é preciso pagar a entrada. A vantagem é que esta é uma área mais tranquila.
Ainda há a possibilidade de conhecer a cachoeira sem ser pelo lago, pela entrada na MG-050. Aos pés da Lagoa Azul, no lago, há um bar flutuante bem agitado em dias de grande movimento.
Essa cachoeira faz parte dos cânions de Capitólio e as águas do Lago de Furnas, podendo ser acessada tanto por quem está fazendo o passeio de barco, como por quem deseja acessá-la pela MG-050.
A Cascatinha não é uma queda grande (tem apenas 24 metros de altura), porém conta com poços para banho, inclusive opções mais rasas, ideal para as crianças. Quem está no Lago de Furnas, pode aproveitar a última queda, que desagua diretamente na represa e que torna a Cascatinha um belíssimo cenário.
Essa cachoeirinha tem uma queda de água deliciosa que corre direto para o lago de Furnas. O lugar, além de ser um ponto turístico, é um point de balada em Capitólio. A festa acontece com dezenas de barcos ancorados junto ao bar flutuante Porto Escarpas.
Nos dias mais tranquilos, é uma ótima opção para mergulho e para relaxar. O acesso somente é possível pelo Lago e os passeios de barco não ficam muito tempo por lá. Se quiser unir uma festa na cachoeirinha, prefira os roteiros de um dia inteiro ou alugue um barco privativo.
O Vale dos Tucanos é cercado por grandes paredões rochosos, com cenários magníficos e um ótimo lugar para mergulho. Quando há poucos turistas, os barcos costumam parar os turistas mergulharem e apreciarem melhor a paisagem.
Esse destino apenas é acessível pelo Lago e faz parte do roteiro da maioria dos passeios de barco. O nível da água varia muito dependendo da época do ano, criando cenários diferentes.
E, então, gostou de desvendar esse magnifico refúgio em Minas Gerais? Conheça mais sobre as atrações desse destino imperdível no nosso
conteúdo completo sobre o Lago de Furnas!
(37) 3112-3300 | 3112-3330 (37) 3112-3300 | 3112-3330
(37) 3112 - 3300 (37) 3112 - 3300
contato@obbacoema.com.br contato@obbacoema.com.br
Av. Marcos Valle Mendes, 1000 | Cond. Brisas do Lago | CEP 37.930-000 | Capitólio-MG Av. Marcos Valle Mendes, 1000 | Cond. Brisas do Lago | CEP 37.930-000 | Capitólio-MG
Obrigado por se cadastrar.
Agora você receberá todas as novidades do Obbá Coema Village em seu e-mail.