A grande vantagem de Capitólio é que este é um destino que pode ser visitado durante todo o ano. Porém, é preciso ficar atento às variações climáticas e peculiaridades de cada estação.
No verão, que vai de Dezembro a Março, as temperaturas giram em torno de 19ºC a 26ºC. Ainda que curtir as águas de Capitólio com temperaturas mais altas seja uma boa ideia, é preciso destacar que estes também são os meses mais chuvosos, o que pode atrapalhar os passeios de barcos e as visitas às cachoeiras.
De todos, Janeiro é o mês mais chuvoso, com precipitação média de 278 mm. Em março, a chuva começa a diminuir, dando início ao outono, um dos melhores períodos para marcar sua viagem a Capitólio.
O outono vai de abril a Junho e a média de temperaturas é de 16ºC a 24ºC, um pouquinho mais frio do que o verão. Porém, você encontrará dias com céu mais azul, trazendo mais segurança para fazer os passeios e aproveitar as delícias do mar de Minas.
O mês de Junho é o mais frio do outono (e também um dos mais secos), com mínima de 12ºC e máxima de 23ºC, em média.
O inverno, que vai de julho a setembro, é o período em que você terá menor probabilidade de sofrer com as chuvas. Porém, as temperaturas já estarão mais baixas, principalmente durante as noites. A partir de agosto a temperatura começa a subir e as chuvas voltam a partir de setembro, por isso esses dois meses são excelentes para visitar Capitólio.
A primavera, que se estende de outubro a dezembro, é marcada por dias quentes e pouca chuva, com temperatura variando de 18ºC a 29ºC – sendo outubro o mês mais quente na região. A partir de novembro, as chuvas voltam com força.
Agora que você já encontrou o mês certo para suas férias em Capitólio, que tal descobrir algumas atrações bacanas para curtir em família?
Se você já viu fotos de pessoas que foram a Capitólio, com certeza deve ter notado que os passeios de barco reinam por lá. Afinal, essa é uma das principais maneiras de conhecer o Lago de Furnas.
Os passeios de Chalana e Catamarã são mais lentos, durando em torno de 3 a 4 horas e passando na Lagoa Azul e nos cânions do lago. A grande vantagem é que eles oferecem estrutura de bar e banheiros.
O passeio de lancha é um pouco mais caro, porém é mais rápido e você poderá visitar mais dois lugares além da Lagoa Azul e dos cânions, adicionando a sua lista o Vale dos Tucanos e a cachoeira Cascatinha.
Os passeios de lancha costumam parar cerca de 20 minutos na Lagoa Azul, mais 20 minutos nos cânions, passam pela cascatinha para a visualização e param por mais 20 minutos no vale dos Tucanos. O recomendado é o passeio maior, com 3 horas de duração, de preferência pela manhã.
Se você estiver viajando em grupo, poderá optar por um passeio exclusivo, visitando outros lugares que os passeios tradicionais não cobrem. Mas, nesse caso, é preciso agendar antes.
Os cânions são outras atrações belíssimas de Capitólio e visitar o mirante é ter a possibilidade de avistar de cima essa beleza natural – e fazer um registro fotográfico clássico.
Ele fica a cerca de 30 km do centro da cidade em direção à São João Batista do Glória. São menos de 500m de caminhada, mas é preciso atenção ao horário de funcionamento, porque os portões fecham.
Uma dica extra é fazer a trilha próxima da entrada dos cânions que leva até a parte de baixo da Cachoeira Diquadinha.
Entre os diferentes atrativos de Capitólio, este é um dos mais procurados, porque conta com 18 piscinas naturais e 8 quedas d' água cristalinas que conferem ao local uma beleza estonteante.
O Paraíso Perdido fica mais ou menos a 40 km do centro da cidade, no sentido de Passos. O local oferece estacionamento e as cachoeiras ficam em um cânion. As famílias com crianças também podem ir, parando nas primeiras quedas – e os mais destemidos podem desbravar mata adentro, caminhando até a última queda.
Na estrutura, há restaurantes, banheiros, área para camping com pias, tanques, mesas e churrasqueiras.
Na Trilha do Sol, as cachoeiras mais disputadas são a do Grito e a do Poço Dourado, ideais para banho. Também há No Limite, com vista para os cânions e corredeiras, além de estacionamento, redário e restaurante.
São 3km de trilha sinalizada que permite visitar os três pontos – os primeiros 80 metros de caminhada são com água na altura do joelho.
Durante o passeio de barco pela Lagoa Azul, a embarcação atraca junto ao bar flutuante e os turistas precisam subir uma pequena escadaria para ter acesso ao local.
Outra forma de visitar a cachoeira (e com mais tempo) é pelo Empório Lagoa Azul (restaurante e lanchonete). O turista recebe uma pulseira e desce por uma trilha fácil de 400 metros até o poço.
Composto por 3 poços perto da rodovia. O turista anda cerca de 400 metros da portaria até o estacionamento e mais 50 metros até o primeiro poço. Para acessar o segundo e o terceiro é preciso descer um pouco pelo cânion.
O Poço Dourado fica em frente ao Mirante dos Cânions e ao lado da entrada da Cachoeira Diquadinha. Porém, não tem infraestrutura de restaurantes e banheiros.
Essa é uma atração bem procurada em Capitólio com cachoeiras e estrutura para camping, além de estacionamento e lanchonete.
Existem três circuitos para o turista percorrer, a trilha de fácil acesso e a das cachoeiras, além do circuito de 1km de ida e volta até um mirante com vista para o lago.
Esse é um dos pontos mais altos de Capitólio, com 1.293 metros e reúne espécies de flores silvestres, nascentes e cachoeiras, além da vista privilegiada do Lago de Furnas e seus cânions. Do alto, é possível avistar toda a cidade de Capitólio e também Guapé, Alpinópolis e São José da Barra.
Para quem está viajando com crianças, esse é um local bem bacana para curtir as férias em Capitólio. O complexo fica próximo da cidade, tem acesso fácil e ainda dispõe de restaurante, banheiros com chuveiros (inclusive para cadeirantes) e amplo estacionamento.
São 3 cachoeiras que formam o complexo: Cachoeira da Seriema, Cachoeira Duas Quedas e Cachoeira Sossegada, além de um mirante com vista para o Lago de Furnas.
Este é outro complexo bem interessante para quem está curtindo as férias em Capitólio com crianças. Isso porque o local é bem estruturado, com banheiros, área de camping, quiosques, churrasqueiras, lanchonete e restaurantes e estacionamento.
O local também não costuma ficar muito cheio, sendo bem agradável para curtir o dia em família.
Depois de ver todas essas atrações, já está sonhando com suas férias em Capitólio? É claro que uma hospedagem perfeita ajudará a curtir toda as maravilhas do mar de Minas.
O Obbá Coema Village Hotel conta com diferentes tipos de apartamentos, restaurante, bar à beira da piscina e muitas atividades e passeios para entreter a família toda, como piscinas, arvorismo, arco e flecha, quadras de esporte, salas de jogo, passeios de lancha, passeios 4x4, balonismo e muito mais.
Curtiu as nossas dicas para passar as férias em Capitólio? Faça agora a sua reserva!
(37) 3112-3300 | 3112-3330 (37) 3112-3300 | 3112-3330
(37) 3112 - 3300 (37) 3112 - 3300
contato@obbacoema.com.br contato@obbacoema.com.br
Av. Marcos Valle Mendes, 1000 | Cond. Brisas do Lago | CEP 37.930-000 | Capitólio-MG Av. Marcos Valle Mendes, 1000 | Cond. Brisas do Lago | CEP 37.930-000 | Capitólio-MG
Obrigado por se cadastrar.
Agora você receberá todas as novidades do Obbá Coema Village em seu e-mail.