O Complexo Paraíso Perdido, embora seja uma das principais atrações de quem viaja para Capitólio, está situado na cidade vizinha, em São João Batista do Glória, distante cerca de 43 km de Capitólio.
Para acessar, é preciso pegar a rodovia MG 050 (a principal via que você acessa para visitar os atrativos mais famosos de Capitólio e redondezas). Na altura do KM 321, pegue à direita uma estrada de terra e ande nela por cerca de 4,5km até chegar ao estacionamento do Paraíso Perdido.
Normalmente, essa estrada é de boa conservação, dispensando a necessidade de usar um carro 4x4.
A propriedade está situada às margens do Ribeirão Quebra Anzol e outros fáceis acessos. Contudo, é desaconselhável o uso desses ribeirões porque eles têm piscinas naturais profundas, pedras escorregadias e perigo de tromba d’água em dias de chuva.
O Paraíso Perdido em Capitólio é considerado o mais belo complexo de cachoeiras da região. No local, há 18 piscinas naturais e 8 quedas de água, além de uma área de camping e estrutura para os turistas passarem todo o dia.
A beleza do local é única e, certamente, um dos principais atrativos, com riquíssima flora e fauna, lindas quedas de água e piscinas naturais, tudo isso emoldurado por belos cânions, paredões, grutas e caminhos de pedra – que são um convite a curtir a natureza.
O mais bacana é que o complexo é ideal para toda a família – e também pode ser visitado por quem está viajando com crianças pequenas. Isso porque há vários poços mais rasos e próximos às áreas de piquenique, nos quais, inclusive, é possível observar alguns peixinhos nadando!
Para os mais aventureiros, é possível estender o passeio até a última queda. A trilha passa por sobre pedras com os turistas segurando uma corda. Algo bem radical.
Uma brincadeira comum das crianças e adultos é escorregar de bunda nas pedras e cair diretamente nas piscinas naturais. Outros visitantes ainda mais ousados usam vãos e falhas naturais dos paredões como trampolim, saltando diretamente nas águas mais profundas.
Dois lugares merecem ser visitados:
O Paraíso Perdido em Capitólio funciona com duas modalidades:
Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais não pagam.
Para aproveitar bem seu passeio, leve protetor solar, chapéu ou boné, roupas leves, roupas de banho, meias de algodão e tênis confortável.
A melhor época para visitar o Paraíso Perdido é de maio a setembro, quando há menor incidência de chuvas. Para quem deseja uma viagem mais tranquila e sem muita lotação de turistas, o ideal é evitar os finais de semana e os feriados nacionais.
O local possui uma infraestrutura ampla, perfeita para os turistas passarem todo o dia, com ampla área de piquenique com mesas, churrasqueiras, pias e banheiros com chuveiros, restaurante, estacionamento gratuito e área de camping.
O restaurante oferece café da manhã, almoço e jantar, mas apenas está aberto aos finais de semana e feriados prolongados.
Para reservas, a recomendação é usar o e-mail:
reservas@paraisoperdido.com.br
ou o
Instagram oficial, pois o sinal de telefone no local é inconstante.
Depois de conhecer mais sobre o Paraíso Perdido em Capitólio, já está pensando em programar a sua viagem para esse belíssimo destino mineiro?
Separamos algumas dicas importantes que vão lhe ajudar a aproveitar melhor sua viagem. Confira:
1) escolha bem a sua hospedagem: ficar próximo das principais atrações ajuda a facilitar a sua locomoção, sem perder tempo. Boas ideias são hotéis e pousadas ao longo da Rodovia MG 050, nas cidades vizinhas ou às margens do Lago de Furnas, adicionando beleza e funcionalidade;
2) não se esqueça de visitar as cachoeiras gratuitas: embora muitas das atrações da região sejam pagas, existem ótimas opções de cachoeiras gratuitas, como a Cachoeira do Diquadinha e a Cachoeira da Filó, que também são lindas e ajudam a economizar na sua viagem;
3) lembre-se de fazer uma parada no Mirante dos Cânions: os cânions que emolduram o Lago de Furnas são lindíssimos e a melhor maneira de apreciar essa belíssima paisagem é no Mirante dos Cânions. Embora ele seja pago, a vista vale a pena – e você poderá fazer as fotos tradicionais da viagem a Capitólio;
4) faça um passeio de lancha: ir para Capitólio e não fazer um passeio pelo Lago de Furnas é imperdoável. Os passeios de lancha são mais velozes e conseguem fazer paradas em mais pontos de visitação, por isso são mais procurados. Mas se você deseja um passeio mais barato ou mais confortável, inclusive com restaurante a bordo, pode optar pelos catamarãs. De qualquer forma, não deixe de visitar o Lago e as principais paradas nas cachoeiras e bar flutuantes. O cenário é deslumbrante;
5) faça uma parada no Mirante da Barragem de Furnas: o Lago de Furnas só surgiu devido a construção da Hidrelétrica. Essa já foi uma das principais obras de engenharia do nosso país e até hoje impressiona. Aprecie à vista e o local fazendo uma paradinha no Mirante da Barragem;
6) pesquise e planeje seu roteiro: como Capitólio e as cidades da região possuem muitos atrativos, nossa dica é pesquisar antes e planejar seu roteiro com antecedência, especialmente caso você esteja viajando com pouco tempo, como para quem tem apenas 3 dias na cidade. Assim você consegue selecionar as cachoeiras que deseja visitar e não deixa nada de fora!
Gostou de conhecer mais o Paraíso Perdido em Capitólio? Quer saber mais sobre esse incrível ponto turístico? Veja as informações mais importantes que reunimos sobre o Paraíso Perdido!
(37) 3112-3300 | 3112-3330 (37) 3112-3300 | 3112-3330
(37) 3112 - 3300 (37) 3112 - 3300
contato@obbacoema.com.br contato@obbacoema.com.br
Av. Marcos Valle Mendes, 1000 | Cond. Brisas do Lago | CEP 37.930-000 | Capitólio-MG Av. Marcos Valle Mendes, 1000 | Cond. Brisas do Lago | CEP 37.930-000 | Capitólio-MG
Obrigado por se cadastrar.
Agora você receberá todas as novidades do Obbá Coema Village em seu e-mail.